quarta-feira, 20 de outubro de 2010

FORÇA PERSUASIVA DA PALAVRA


É extraordinária a força persuasiva com que a palavra actua sobre nós. Um célebre critico de arte foi visitar uma exposição de pintura. Lá estava exposto um quadro em que se via apenas água. Ele pensou que era um quadro banal e ia passando directo por ele (sem dar atenção).
Nesse momento, o titulo da obra chamou-lhe a atenção:
"Oceano que unifica todos os povos da face da terra".
Quando viu aquelas palavras, a vida que o pintor quis imprimir naquele quadro tocou no coração do crítico de arte.
Embevecido, o crítico ficou a olhar atentamente o quadro. E quando saiu da galeria, unicamente aquela pintura estava profundamente gravada em sua mente. Todos os demais quadros haviam-se apagado da sua memória. Isto coincide perfeitamente com aquilo que foi dito por Oscar Wilde: "A neblina de Londres passou a existir somente quando o poeta a expressou em palavras", e ambos mostram a força persuasiva da palavra. O facto de uma doença se transformar em sólida realidade ao receber o baptismo do médico e tornar-se de difícil cura é também consequência da força persuasiva da palavra. A Medicina que desconsidera a força da palavra não é Medicina.
Não são poucos os médicos que lançaram ás trevas toda a existência de uma pessoa pelo facto de terem dito ao paciente um nome de doença temível, sem pesar o poder da palavra.
Dessa forma, as boas palavras se tornam luzes que iluminam a vida humana, enquanto que as más palavras se tornam demónios que enegrecem a vida dos homens.

Livro Texto:A Verdade da Vida Vº3, Masaharu Taniguchi (Seicho-No-Iê)

www.sni.org.br

Sem comentários:

Enviar um comentário