quinta-feira, 12 de maio de 2011

Amor e Reverência à Pátria



Todos os jovens anseiam por uma pátria ideal. E, por outro lado, estão cônscios de que na realidade, não se manifestou esse mundo ideal sonhado por eles. Ainda assim, é legitimo e justo o seu desejo de aproximar do ideal o mundo concreto em que vivem. Vemos nesse desejo o sonho da juventude.
E o que anima verdadeiramente os homens e desperta a capacidade infinita são exactamente sonhos como esses, de participar na edificação de uma nação ideal.
O homem tem necessidade de identificar-se com um objectivo ao qual possa dedicar sua própria vida; ele não se satisfaz apenas em desenvolver sua própria capacidade; necessita de um objectivo em cuja causa possa anular o seu egoísmo. E esse objectivo possui uma essência que seja uma "entidade real". E mais ainda: não deve ser de natureza individual, mas sim geral e mais elevada; deve ser algo em que todos os homens, indistintamente, possam empenhar a própria alma e que possa garantir a nossa vida e segurança - para não contrariar a "lei da causalidade".
Livro: A Mente é Força Criadora, Seicho Taniguchi.


www.sni.org.br


Facebook Seicho-No-Iê online PortugalAmor e Reverência à Pátria

Sem comentários:

Enviar um comentário