segunda-feira, 28 de junho de 2010

A VIDA É CRIADA PELA MENTE


Existem pessoas que pensam "Neste mundo os factos não acontecem como desejamos", mas, se ficarem a pensar assim, isso ocorrerá realmente. A mente humana possui uma força extraordinária e cria o mundo exactamente como pensa. Se alguém pensar "Sou uma pessoa sem valor", será assim, exactamente como crê. E se acreditar " Todas as pessoas me amam", será tratado com gentileza, assim como pensa, e poderá levar uma vida muito feliz.
Ou seja, o ser humano é dono de seu próprio destino. Pessoa de sorte é a que cria um bom destino, tem mente alegre, pensa sempre em coisas boas e não decepciona a si mesma. A " sorte" não é algo eventual que surge repentinamente de fora. A " sorte " é algo que a pessoa cria. É a crença da pessoa que manifesta um resultado. Portanto, o leitor não deve pensar que é pessoa fraca. Não pense, nem em sonho, que possui organismo fácil de adoecer. É também um erro grave pensar " Não tenho sorte ". Na verdade, você é um filho de Deus, que possui uma capacidade extraordinária. Você é capaz de fazer tudo. Você é dono do seu destino. Você pode ser exactamente aquilo que acredita ser.
Todas as pessoas são dotadas de capacidade infinita e criam, com sua própria mente, o mundo onde vivem.

LIVRO TEXTO: REVISTA FONTE DE LUZ, JULHO 2010, SEICHO TANIGUCHI ( SEICHO-NO-IÊ )

www.sni.org.br

sexta-feira, 25 de junho de 2010

REUNIÃO PARA FALAR SOMENTE DAS QUALIDADES


Quem tem bondade no coração atrai em torno de si almas bondosas. Jamais cultivemos pensamentos de maldade em relação aos outros, pois existe a lei mental da "atracção dos semelhantes", que funciona infalivelmente. Se tivermos pensamentos de maldade, atrairemos pessoas maldosas. Uma reunião familiar ou de amigos não deve ser transformada em " reunião de fofocas " onde as pessoas se divertem comentando os defeitos alheios. É bom realizarmos, pelo menos uma vez no mês, uma reunião familiar em que os menbros da família elogiem mutuamente as qualidades e agradeçam entre si. Com isso será cultivado o hábito de ver as qualidades do próximo. Quando a pessoa se torna capaz de ver somente as qualidades do próximo, o lugar onde ela vive transforma-se em paraíso. Se, ao contrário, realizarem " reuniões de fofocas " para falar dos defeitos dos outros e zombar deles, as pessoas perderão a brandura do coração e em sua mente passarão a predominar pensamentos agressivos. Como resultado dessa distorção do espírito, o seu corpo envelhecerá rápido e o seu destino irá piorar.

LIVRO TEXTO: SABEDORIA DA VIDA QUOTIDIANA EM 365 PRECEITOS, MASAHARU TANIGUCHI Vº 2

www.sni.org.br

terça-feira, 22 de junho de 2010

A EXPRESSÃO DA INDIVIDUALIDADE

Cada uma das vidas ( ou almas ) é um "centro" ou "foco" de expressão peculiar da Grande Vida do Universo. Portanto, é impossível que ela interrompa o aprimoramento e a evolução da individualidade. Se fizer isso, a Grande Vida estará fechando a sua própria "agência" cuja finalidade é aperfeiçoar cada vez mais a manifestação da individualidade. A Grande Vida jamais faria isso.
Devemos fazer o máximo para não perdermos a individualidade, não sermos arrastados pelas ondas inconstantes da moda e manifestarmos a nossa peculiaridade. Isto é a vontade de Deus. Deixarmo-nos levar correnteza da moda não é a vontade de Deus. Mas isso não quer dizer que devemos usar roupas extravagantes e agir de maneira excêntrica.
Toda a imitação é inferior ao original.

LIVRO TEXTO: SABEDORIA DA VIDA QUOTIDIANA Vº 1, MASAHARU TANIGUCHI (SEICHO-NO-IÊ)
www.sni.org.br

segunda-feira, 21 de junho de 2010

CHAVE DA MENTE


Demora dezenas ou centenas de anos para que as árvores se desenvolvam e a mata seja formada, mas para cortar uma árvore basta uma hora de serviço. Todo o trabalho de formação demanda paciência e dedicação, portanto, começar a "correr a trás", somente na hora em que algo começa a faltar pode ser tarde demais.
É por isso que não devemos ficar apenas usando ou desperdiçando, mas procurarmos nos dedicar mais na formação, na preparação.
O mesmo podemos dizer da saúde. Aquele que vive dissipando sua juventude com bebidas, fumo, vida desregrada, quando o vigor físico chegar ao limite, acabará sofrendo um grande abalo. Repentinamente poderá receber uma declaração médica de que está com câncer e ficar totalmente perturbado, como resultado desse desperdício de vigor físico e vida. Se a pessoa passar a viver naturalmente com a mente correcta, deitando-se cedo e levantando-se cedo, naturalmente o câncer será contido e irá desaparecendo aos poucos.
Isso acontece graças á capacidade que o ser humano possui de cura natural. Essa força é accionada pela mente.
A chave da nossa saúde consiste no quanto, quotidianamente, praticamos a vontade de Deus, Amamos, Perdoamos, Agradecemos, tornamos felizes e doamos uns aos outros.

LIVRO TEXTO: O MODO FELIZ DE VIVER, SEICHO TANIGUCHI ( SEICHO-NO-IÊ )

www.sni.org.br

sábado, 19 de junho de 2010

O QUE O ESPIRITO BUSCA

Enquanto a pessoa busca a riqueza e fica satisfeita pelo simples facto de consegui-la, é ainda muito baixo o seu nível mental. Pior ainda é o nível mental daquele que deseja a riqueza e sofre por não consegui-la.
Ás vezes acumula-se uma grande riqueza, para finalmente se perceber que não é através dela que se poderá obter " algo profundamente espiritual ".

LIVRO TEXTO: A VERDADE Vº 10, MASAHARU TANIGUCHI ( SEICHO-NO-IÊ )

www.sni.org.br

quinta-feira, 17 de junho de 2010

AS LEIS DA CIÊNCIA SÃO MANISFESTAÇÕES DA SABEDORIA DO UNIVERSO


Os cientistas e filósofos confirmam a existência de leis e ordem do Universo. A ordem é um produto da sabedoria. Entre as pessoas de pouca sabedoria, como os selvagens e os bébés, não existe ordem no dia-a-dia. Nós conseguimos detectar as leis do Universo porque a sabedoria deste é sintonizada com a nossa.

As moléculas, mesmo sendo microscópicas, determinam a boa combinação ou o repúdio entre os elementos formados por elas, isto indica que, no Universo, existe algo mais do que uma estrutura simples e mecânica o elemento A não combina com o elemento B, mas se introduzirmos platina como elemento catalizador eles demonstram imediactamente uma reação química. A platina permanece inalterável, mas os elementos A e B " percebem " a sua presença e reagem. Isso significa que até as moléculas possuem uma mente.


LIVRO TEXTO: A VERDADE Vº 10, MASAHARU TANIGUCHI ( SEICHO-NO-IÊ )


quarta-feira, 16 de junho de 2010

SOBRE A LEI DE CAUSA E EFEITO


Existe uma lei inexorável que influi no rumo da vida. Às vezes, as pessoas referem-se a ela como " lei de causa e efeito ".

Nós dizemos que essa lei é um meio pelo qual a Mente do Universo se manifesta neste mundo fenoménico. Alguns psicólogos a denominam "princípios de sugestionamento ".

São raros os filósofos que não dedicam a sua vida para tecer interpretações pessoais dessa lei ou para tentar explicar uma verdade relacionada com ela.

A felicidade e o êxito de uma pessoa nesta vida depende do quanto ela age segundo as exigências dessa lei, quer a conheça ou não.

Trata-se de uma lei que ninguém consegue violar. Quem ousar violá-la será por ela destruído.

Pela acção da lei de causa e efeito, criamos em nossas vidas ora o paraíso, ora o inferno.


LIVRO TEXTO: COMANDE SUA VIDA COM O PODER DA MENTE, MASAHARU TANIGUCHI ( SEICHO-NO-IÊ )


terça-feira, 15 de junho de 2010

A ORIENTAÇÃO DE DEUS SE ENCONTRA NOS PEQUENINOS ACONTECIMENTOS DO QUOTIDIANO


Para toda oração há, indubitavelmente, uma resposta de Deus. Essa resposta nem sempre vem em forma de palavras audíveis. Ela encontra-se no trabalho quotidiano, nos relacionamentos entre as pessoas, nas pequenas orientações recebidas de alguém. Quando a pessoa aceitar isso com gratidão, com alegria e pôe em prática, posteriormente terá uma resposta mais importante de Deus. Corresponder a essa resposta divina é servir ainda mais o próximo como acto de gratidão a Deus.

Certo dia, o Sr. A. apanhou no transporte que usava diariamente, um impresso, nele havia uma reportagem sobre o modo de como lidar com alimentos congelados. Como estava interessado, já há algum tempo, em produtos alimentícios, leu essa reportagem com toda a atenção. E visitou uma grande empresa desse ramo, ele iria dedicar-se com muita alegria. Para ele, esse era o trabalho mais adequado que teve até agora.

Portanto, ele descobriu inesperadamente um trabalho adequado ao seu talento, e contribuir para ajudar uma grande empresa, e um grande número de pessoas.........
LIVRO TEXTO: CIÊNCIA DA ORAÇÃO, MASAHARU TANIGUCHI ( SEICHO-NO-IÊ )

segunda-feira, 14 de junho de 2010

CUIDAR DA MENTE ANTES DE CUIDAR DA FORMA


Mais importante do que mostrar boa conduta é ter uma postura mental correta. Quando se vêem casos de crianças que só gostam de determinados tipos de comida e rejeitam sistematicamente outros alimentos, os médicos tentam descobrir as causas fisiológicas tais como: predisposição fisica ou alguma infermidade oculta. Mas , em tais casos, a Seicho-No-Iê aconselha os pais da criança a efectuarem um honesto exame de si mesmos, buscando em sua própria mente as possíveis causas daquele comportamento do filho.

Para se educar uma bem uma criança, é preciso educar os próprios pais. O que os pais pensam, mesmo que não seja expresso em palavras ou actos, reflete-se nos filhos e manifesta-se de alguma forma. Portanto, para melhorar os filhos, é imprescindível que os pais tornem correcta a sua própria mente e tenham conduta exemplar na sua vida quotidiana.


LIVRO TEXTO: A VERDADE DA VIDA Vº 30, MASAHARU TANIGUCHI (SEICHO-NO-IÊ


www.sni.org.br

sábado, 12 de junho de 2010

ONDE HÁ UNIÃO COM DEUS EXISTE PROVISÃO INFINITA


Na vida prática, se o homem trabalha unicamente por salário, está a ser egoísta. Porém, se ele trabalha a pensar " vou dar alegria ao próximo, cumprindo esta missão, e estarei a beneficiar a humanidade ", ele está a colocar em prática a ideia de que " ele e os outros são um ". Isso significa que Deus está a viver e a actuar nesse momento e nesse lugar, pois Ele está na unidade dos seres. E a partir disso abre-se também o canal da provisão infinita.
A maioria das pessoas pensa que o trabalho é o meio e que o objectivo é ganhar o maior salário possível. Procedendo desse modo, jamais experimentará a alegria verdadeira, pois está a trabalhar com o objectivo do dinheiro.

LIVRO TEXTO: A VERDADE DA VIDA Vº30, MASAHARU TANIGUCHI (SEICHO-NO-IÊ )

www.sni.org.br

sexta-feira, 11 de junho de 2010

DIFERENTES CONCEITOS DE FELICIDADE


Assim como cada pessoa tem feição diferente da fisionomia dos outros, o conceito de felicidade também difere conforme o indivíduo.
Conseguimos a verdadeira felicidade quando nos tornamos vazios, totalmente destituídos de ego.
O estado em que sentimos felicidade vendo a felicidade dos outros, eis a verdadeira felicidade.

LIVRO TEXTO: VIDA VIGOROSA, RYOTARO KAWATA, (SEICHO-NO-IÊ )

WWW.SNI.ORG.BR

segunda-feira, 7 de junho de 2010

QUE É A FELICIDADE

" A felicidade nasce de um pequenino gesto de amabilidade, de um pequenino ato de bondade. A história do religioso Shunpei, quando viajou a pé pela estrada.

" Ele foi andando pela estrada campestre, pensando em, apesar de não possuir nada, dedicar atos de bondade às pessoas. No caminho, encontrou vários pares de sandálias de dedo jogadas fora, com a tira rebentada de um dos pares. Mas o outro pé ainda estava inteiro, bom para uso. O sr. Shunpei foi recolhendo todas as peças com a tira intacta e formou por fim mais de dez pares, que ofereceu áquelas pessoas que encontrou no caminho passando apuros por ter rebentado a tira da sandália usavam. As pessoas agradeciam, felizes. Vendo o outro feliz, o próprio sr.Shunpei ficava muito feliz".


LIVRO TEXTO VIDA VIGOROSA, RYOTARO KAWATA ( SEICHO-NO-IÊ )


O MEIO PARA CAPTAR A SABEDORIA INFINTA


A Sapiência de Deus não é coisa pequena como a inteligência humana. Uma Sabedoria infinita que enche todo o Universo - isto é a Sapiência de Deus. E, na mesma proporção que abrimos a porta do coração para Ele, a Sua Sabedoria flui para dentro de nós. Quanto mais diminui em nós o sentimento o sentimento egoísta, quanto mais diminui o sentimento arbitrário, mais directamente a Sabedoria de Deus flui para nosso interior, e torna-se o nosso guia em todos os aspectos.


LIVRO TEXTO: A VERDADE DA VIDA VOLUME 8, MASAHARU TANIGUCHI, (SEICHO-NO-IÊ )


domingo, 6 de junho de 2010

BUSQUE A SABEDORIA DE DEUS ATRAVÉS DA ORAÇÃO

Percisamos de conhecer o poder da oração. A oração é uma forma de nos sitonizarmos com Deus e, ao sintonizarmos com Deus, espontaneamente recebemos as ideias oportunas.


A " célula " não existe no mundo de Deus, mas o Amor, a Sabedoria e a Vida existem, portanto, se os pedirmos, sintonizando com eles, estes com certeza concretizar-se-ão e surgirão neste mundo. Basta orar como segue abaixo e praticar todos os dias.


" Ó Deus, criador do Universo e meu Pai, concedei-me uma boa ideia, que esteja de acordo com o meu talento e que benificie o maior número de pessoas possível. E concedei-me a força vital capaz de realizar essa boa ideia.


Ore, mentalizando desta maneira repetidas vezes e, quando se convencer de que foi ouvido por Deus, agradeça profundamente: " A minha oração já foi ouvida. Muito obrigado ".


Na oração acima, a frase "que esteja de acordo com o meu talento " é realmente indispensável, pois, são diversos os talentos humanos, cada um só pode realizar aquilo para o qual tem capacidade....




LIVRO TEXTO: A VERDADE DA VIDA VOLUME 8, MASAHARU TANIGUCHI, (SEICHO-NO-IÊ )




www.sni.org.br

sexta-feira, 4 de junho de 2010

COMO ELIMINAR O TEMOR


A melhor maneira de eliminar o temor é viver junto com Deus. Deus é a força infinita. Portanto, desde que direcionemos nossa vida em conformidade com a vontade de Deus, é impossível ocorrer algo que nos infunda temor. Aqueles que sentem temor são, certamente, pessoas egoístas. Elas sentem temor poque levam uma vida passível de receber críticas dos outros. Contanto que sejamos correctos e justos, e levemos uma vida em que nada tenhamos a nos envergonhar perante o céu e a terra - e, por conseguinte, perante os outros -, não nos ocorre o temor. Pode-se dizer que o temor é uma forma de manifestação do sentimento de vergonha. Pratigar algo que seria inconveniente ser visto pelos outros, ou ter algo a ocultar dos outros - é isso que constitui a causa do temor.

Ter hostilidade contra alguém também é causa de temor. Odiar alguém é considerá-lo inimigo. Quem odeia alguém, pensa que essa pessoa também o odeia; por isso, receia que ela lhe faça mal, a qualquer momento. É esse o pensamento que dá origem ao temor. Portanto, se você tem temor, deve reflectir sobre a sua conduta no presente e no passado, perguntando a si mesmo se odiou alguém no passado - embora já tenha esquecido esse facto. Se tiver odiado alguém no passado, deve reflectir se o perdoou posteriormente.

E quando você se reconciliar com todas as pessoas deixará de ter receio de que alguém lhe faça mal.


LIVRO TEXTO: A CHAVE DA BELEZA E DA SAÚDE, MASAHARU TANIGUCHI, (SEICHO-NO-IÊ)


www.sni.org.br

quinta-feira, 3 de junho de 2010

DEUS É TUDO EM TUDO


É impotante saber, antes de mais nada, que Deus é existência espiritual e está presente em todos os lugares, preenchendo tudo. Como Deus está presente em todas as partes, nada pode escapar á salvação de Deus. Deus envolve todas as coisas, preenche o interior de todas as coisas e realiza a Sua Sabedoria, o seu Amor, a Sua Alegria. Mas Deus não realiza tudu isso no futuro. Tudo já está realizado onde existe Deus. O mundo perfeito de Deus de Deus já existe aqui, agora e eternamente.


LIVRO TEXTO: PRECEITOS DE LUZ, MASAHARU TANIGUCHI (Seicho-No-Iê )


quarta-feira, 2 de junho de 2010

O HOMEM É AO MESMO TEMPO TRANSMISSOR E RECEPTOR

Podemos dizer que cada homem é ao mesmo tempo transmissor e receptor. Na condição de transmissor, o homem emite ora vibrações de tristeza, ora vibrações de ira, ora de ódio, ora de melancolia. As ondas vibratórias de tais pensamentos e sentimentos emitidas por cada um dos bilhões de " transmissores " ( seres humanos ) juntam-se ao redor do " receptor " (também ser humano), que possui a mesma frequência de ondas, e assumem uma forma concreta. Por isso, ao nosso redor não se concretizam somente as ondas emitidas  por nós; se emitirmos uma vibração de tristeza, outras ondas de tristeza se juntarão ao nosso redor e assumirão uma forma concreta.
 LIVRO TEXTO: PRECEITOS DE LUZ, MASAHARU TANIGUCHI ( SEICHO -NO-IÊ

http://www.sni.org.br/