sábado, 11 de junho de 2011

AS SETE DECLARAÇÕES ACLARATÓRIAS


“Portanto, para que possamos eliminar deste mundo as doenças e os demais sofrimentos é necessário, no plano vertical, pensarmos de modo a não lançarmos sementes que no futuro germinem doenças e demais infelicidades, ou seja, é necessário pensarmos de maneira a viver sem cometer pecados”.

Pelos conhecimentos que temos da lei do carma, sabemos que devemos leva-la muito a sério. Ao entendermos que “quem planta colhe” e, se neste momento algumas pessoas estão colhendo coisas que não querem, coisas que estão causando sofrimentos, o que temos que fazer? Pensar em plantar coisas boas.

Dentro da linha vertical o que causa as doenças são as manifestações de carmas negativos que foram plantados por nós algum dia. Então, não devemos cometer pecados, ou seja, não devemos criar carmas negativos para não termos que colher coisas negativas.

Pelo pensamento: Não desejar mal a ninguém, pelo contrário, temos que abençoar as pessoas, como Cristo disse: “Amai vossos inimigos". Mesmo que diga que aquela pessoa “aprontou” alguma coisa para você, saiba que é porque no passado você aprontou alguma coisa para ela (devemos considerar não só o passado desta vida presente, mas também de outras encarnações).
É preciso tomar muito cuidado com os tipos de pensamentos que temos. Pessoas que vivem de modo muito errado, pessoas que são muito negativas, mães que ficam reclamando dos filhos e mentalmente os criticam o tempo todo, marido que critica a mulher a toda hora e não reconhece o seu valor. Somente quando ela viaja é que percebe que estava errado, pois tem que arrumar a casa, lavar a louça, fazer comida, correr pra lá e pra cá, não é fácil [risos]!!... Aí ele pára e diz: “Meu Deus! Minha mulher tem muito valor!”, e nesse momento ele começa a mudar seu modo de pensar, ok?

Pelo falar: Não falar mal dos outros. Ver sempre o lado bom da outra pessoa. Fazer crítica é muito fácil, mas antes de criticar devemos nos lembrar do provérbio chinês: “se você estiver saindo de sua casa para consertar o mundo, antes de sair dê três voltas na sua casa". Você vai perceber que tem que consertar em você alguma coisa, por isso “não julgueis, para não serdes julgados”. Alguém conhece algum fofoqueiro que tenha o destino feliz? Não tem. Não conheço ninguém que faça fofoca e seja feliz, a pessoa que faz fofoca está sempre criando carma negativo, por isso colhendo sempre coisas negativas.

Pela acção:

Praticar somente o bem, criar o hábito de fazer o bem, seja onde estiver. Actos simples fazem muita diferença. Por exemplo, dar assento aos idosos, gestantes, mães com crianças de colo, etc. Nunca fazer de conta, ficar fingindo que está dormindo ou que não está vendo que é preciso dar o assento que está usando ao outro mais necessitado.

Livro: A Verdade da Vida Vº 1, Masaharu Taniguchi

www.sni.org.br
Facebook, Seicho No Iê Online Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário