segunda-feira, 31 de maio de 2010

SABEDORIA - A ESSÊNCIA DA VIDA


A essência da Vida é a energia vital e, ao mesmo tempo, a sabedoria. Um corpo vivo suege onde a sabedoria domina o caos e estabelece ordem, visando a um objectivo.

Sabedoria é o " poder mental de conceber algo ordenado ". Na o caosda pode surgir dentro do caos. Quando o caos é dominado pela Sabedoria, surge a ordem em forma de principios positivo e negativo; e, quando estes se unem de modo harmonioso, surgem todas as coisas do Universo.

LIVRO TEXTO: Sabedoria Da Vida Cotidiana em 365 Preceitos Vº 1, Masaharu Taniguchi

Seicho-No-Iê

www.sni.org.br

sábado, 29 de maio de 2010

A " RELIGAO VIVA " QUE DESTRÓI OS CARMAS

'A
O Budismo ensina sobre a casualidade ( relação de causa e efeito ) ou carma, mas isso não é suficiente para salvar o homem. Se não ensinar o meio de transcender a causalidade, não poderá salvar verdadeiramente o ser humano. Felizmente , Sakyamuni explica na Sutra do Lótus e na Sutra do Nirvana o meio de transcender a causalidade. Ele costumava pregar que reencarnou várias vezes enquanto vivia no mundo da causalidade, mas, ao pregar as referidas sutras, afirmou que ele é um ser eterno, absoluto, que transcende a causalidade ( a lei do carma ) e vive há infinitos séculos.
Na Sutra do nirvana consta: " A inexistência de causa é sinónimo de libertação ". Isto é absolutamente certo. Não existindo a causa, é impossível existir o efeito. Somente transcendendo a causa ( compreendendo sua inexistência ) é que se pode alcançar a verdadeira salvação. Libertação consiste em transcender a causa.
Enquanto estivermos preocupados com a causa, não estaremos libertos totalmente. Compreendendo a inexistência da causa é que destruímos e alcançamos a verdadeira libertação.

LIVRO TEXTO: A HUMANIDADE É ISENTA DE PECADO, KAMINO KUSUMOTO ( Seicho-No-Iê )

www.sni.org.br

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pegadas na Areia
Uma noite eu tive um sonho…
Sonhei que andava a passear na praia com o Senhor e, no firmamento, passavam cenas da minha vida.
Após cada cena que passava, percebi que ficavam dois pares de pegadas na areia: um era o meu e a outra era do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso aborreceu-me deveras e perguntei então ao Senhor:
-Senhor! Tu disseste-me que, uma vez que resolvi seguir-te, Tu andarias sempre comigo, em todos os caminhos. Contudo, notei que durante as maiores tribulações do meu viver havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque é que, nas horas que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho. O senhor respondeu-me:
-Meu querido filho, jamais te deixaria nas horas da prova e do sofrimento . Quando viste na areia apenas um par de pegadas foi porque exactamente aí que peguei em ti ao colo.

NÃO SE ABALE COM CALÚNIAS E CRÍTICAS



Você viverá a partir de agora consciente de que está com Deus e não ficará abalado nem mal humorado ao ser alvo de calúnias, críticas ou distorções. Não pensará em se justificar ou contestar, preocupado com esses falatórios. Se alguém o criticar ou disser coisas sem fundamento a seu respeito, não guarde ódio nem rancor dele. Em vez de se zangar, mentalize: " Ele é filho de Deus. De agora em diante, jamais terá opiniões equivocadas a meu respeito. As nuvens que cobrem a Verdade desaparecerão naturalmente ". Quando desponta o " Sol " da Imagem Verdadeira, desaparece a névoa do equivoco e tudo fica iluminado. Mentalize repetidamente: " Sempre concentro meu pensamento em Deus para fazer brilhar a perfeição da minha Imagem Verdadeira ".LIVRO TEXTO: VIVER JUNTO COM DEUS, MASAHARU TANIGUCHI ( Seicho-No-Iê )www.sni.org.br

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A NECESSIDADE DE ADESTRAMENTO


Aguma vez se considerou pouco inteligente? Já se sentiu fisicamente fraco? Mesmo que isso tenha acontecido, não se trata de uma "verdade". A mente humana é bem melhor que um computador, e muitas pessoas morrem sem tê-la utilizado como deveriam. A capacidade física também não é aproveitada totalmente na maioria das vezes. Por mais talento que um músico tenha, ele não conseguirá cantar e interpretar se não tiver algum adestramento. Utilize mais o cérebro, aprimore o corpo e manifeste sua verdadeira capacidade.

LIVRO TEXTO: Revista Mundo Ideal ( Seicho-No-Iê )

quarta-feira, 26 de maio de 2010

MELHORE O SEU DESTINO, MANTENDO A MENTE ALEGRE


Quando estamos alegres e animados, nossa fisionomia fica radiante. A circulação é activada. Activando-se a circulação, sentimos prazer em movimentarmo-nos, e dessa forma, tanto o trabalho quanto os estudos rendem mais, tornamo-nos mais hábeis em tudo e conseguimos elevar nossa produtividade.
Livro texto: GUIA PARA UMA VIDA FELIZ, MASAHARU TANIGUCHI ( SEICHO-NO-Iê )

www.sni.org.br

CONHEÇAMOS A FONTE DE TODAS AS DÁDIVAS

O mais importante de tudo é compreendermos que Deus é a Fonte de todas as coisas necessárias á nossa vida. Quando compreendermos isso, surge em nós o verdadeiro sentimento de gratidão a Deus. Quando somos realmente gratos a Deus, as nossas ondas mentais sintonizam com as ondas espirituais de Deus, comunicam-se com o Reino de Deus, e consequentemente concretizam-se a saúde, a riqueza, a felicidade, enfim, todas as coisas boas que já existem no Reino de Deus. LIVRO TEXTO: SABEDORIA DA VIDA QUOTIDIANA Vº 1, MASAHARU TANIGUCHI ( Seicho-No-Iê )www.sni.org.br

BOAS VINDAS


A paz está ao alcance das nossas mãos!...basta tornarmo-nos outra vez crianças.